quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

12/02/2010 - Mostardas - Tavares











Acordamos hoje às 06:30 Hs, ficamos num hotel confortável e com um bom café da manhã. Saímos para conhecer um pouco melhor a cidade de origem açoriana de Mostardas. Um povo agradável, simples e que caminha a passos lentos,povo que não possui laços fortes com os Açores. Contudo, os resquícios podem ser facilmente identificados em sua hospitalidade, nos traços arquitetônicos por meio dos seu casarios fazendo-nos sentir na Florianópolis de décadas passadas, e também na forma física, no olhar curioso e distante, da pele marcada pelo vento, pelo sol e da estatura mediana. Partimos para o Balneário Mostardende, e para chegarmos até lá percorremos 15 Km de estrada de chão, nesse momento a viagem entrou no seu instante de contemplações e observações. Paulo encantado com a riqueza da fauna e da flora, quanto mim, ficava o máximo possível em silêncio, somente observando a harmonia existente entre todas as espécies. Em Mostardas inicia-se o parque da Lagoa do Peixe, um lugar denso em água, de vida. Chegamos em Balneário Mostardense por volta das 11:30 hs, almoçamos, descansamos um pouco e seguimos 15 km pela praia até chegarmos em uma vila de pescadores, nas redondezas de Tavares.

11/02/2010 - Bacopari- Mostardas: Início da Rota Açoriana


Acordamos cedo, agilizamos as coisas, tomamos um café com barra de cereais e seguimos para Mostardas. A paisagem delineava-se entre o asfalto, os capões, arrozais que Paulo não cansava de explicar sua dinâmica e exaltar sua beleza, plantadores de cebolas.Saímos com algumas perguntas em nossas cabeças,existe alguma identificação com a cultura açoriana ou trata-se de um fato histórico somente, e que na verdade, é a cultura do gaúcho que se sobressai por essas paragens?Eos Catarinas, como são chamados os habitantes de nosso Estado, ainda estão por aqui? são muitos?...A pedalada dessa manhã nos rendeu uma boa kilometragem. Chegamos cedo no trecho de São Simão, no posto São Simão. Percebemos que nessas alturas, São Simão está muito presente, seja no nome do posto, no nome da escola e no padre que por aqui passou a muitos anos atrás.Tomamos uma ducha no valor de R$2,00 podendo ficar 6 minutos. Almoçamos e instalamos nossas tralhas embaixo de uma árvore e dormimos um pouco. Chegamos em Mostardas no final da tarde e posamos por lá.

10/02/2010 - Osório-Bacopari: Primeiro trecho e primeiro desafio Osório-Bacopari








Bom pessoal,

Passamos alguns dias sem comunicação por meio do nosso diário de bordo virtual.Com meia manhã de atraso partimos para Bacopari, exatos 95 km de Osório.Saímos às 16:40 hs da casa do Bira com o objetivo de recuperar a manhã perdida. Pedalamos uns 20 km até encontrarmos uma barraca de melancia no meio do caminho. Paulo e eu, sedentos por água ou outra coisa similar, compramos uma melancia inteira, lógico que não completamos a missão e deixamos a outra metade para uma próxima oportunidade. Seguimos pela rodovia passando pelos distritos de Palmares do Sul, Capivari do Sul e Bacopari. Paramos algumas vezes para repor nossas energias, a paçoca fez-se extremamente útil, assim como, os guaranás ao longo das poucas vendas que encontrariamos mais adiante. A noite caiu e estavámos longe do nosso pouso e fomos noite adentro, deu 21:00, 22:00, 23:00 e ainda pedalando no meio do nada. Quando a meia-noite aproximava e o limite de nossas força já se esgotara, encontramos a entrada para a Lagoa Azul,distrito de Bacopari. Como não bastante os 90 Km pedalados, ainda tivemos que encarar 5 Km de estrada de pedra.Acampamos, jantamos uma carne de churrasco do amigo Nego, um nativo de Bacopari que nos ofereceu seu almoço requentado.