Com a intenção de aliar uma expedição de aventura em duas rodas com a idéia de uma viagem cultural, procuramos dar um outro sentindo ao nosso trajeto pelas planícies costeiras do sul do Brasil e Uruguai. Constatamos que existem outras similaridades entre essas regiões além dos ecossistemas costeiros: a colonização dos litorais catarinense, gaúcho e parte do uruguaio teve grande contribuição dos habitantes de um arquipélago bem longinquo, os Açores.
Nossa viagem de bicicleta começará em Osório (RS) e terminará 1.132 km depois, em Colonia do Sacramento, em território uruguaio. Neste percurso que realizar-se-á em estradas de terra, pela areia da praia e em rodovias asfaltadas, passaremos por regiões de grande beleza natural e de importância histórico-cultural.
Para a melhor compreensão dessa expedição podemos dividir a viagem em 3 partes: a primeira entre as cidades de Osório e Rio Grande; a segunda entre Rio Grande e Chuí e a terceira entre Chuí e Colonia do Sacramento.
No primeiro terço percorreremos um trecho do litoral gaúcho que possui 365 km e será realizado entre uma pequena faixa de terra compreendida entre a Lagoa dos Patos e o mar. A distância entre estes dois corpos de água varia de 36km nos trechos mais largos à 6km nas partes mais estreitas. Nesta trecho do litoral Rio Grandense existem pequenas cidades como Tavares, Mostardas e São José do Norte todas com representativa colonização açoriana. Esta região é de grande relevância ecológica, nela encontramos diversas lagoas costeiras, destaca-se a Lagoa do Peixe que está protegida pelo Parque Nacional da Lagoa do Peixe.
No segundo momento da viagem percorreremos uma distância de 240 km, esse trajeto será realizado pela areia da maior praia do mundo. Partiremos da praia do Cassino, município de Rio Grande e finalizaremos esta etapa na praia da Barra do Chuí, município de Santa Vitória do Palmar. Neste local, na foz do Arroio Chuí, localiza-se a fronteira entre Brasil e Uruguai.
No terço final, já em solo uruguaio, percorremos 527 km no litoral deste país conhecendo os balnéarios dos Departamentos de Rocha, Maldonado, Canelones, Montevideo e Colonia. O mapa I apresenta o trajeto e as cidades
2. Importância ecológica
O trajeto da viagem passará por um faixa do litoral onde encontramos ecossistemas de banhados, lagunas, restingas e dunas. Dentro da área dos municípios de Mostardas, Tavares e São José do Norte encontramos o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, um importante ecossistema lagunar que é o maior abrigo de aves migratórias da América do Sul, além de servir de abrigo para camarões e peixes como corvinas, linguados e tainhas.
Entre os municípios de Rio Grande e Santa Vitória do Palmar ainda encontramos uma Área de Relevante Interesse Ecológico (Pontal dos Latinos e Pontal do Santiago) e a Estação Ecológica do Taim.
Paulo Pennaforte Vieira
Equipe Expedição Litoral Lagunar
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário